Sobre a Lugano

1976

Fundada em Gramado no dia 26 de setembro, a fábrica de chocolates Lugano teve seu nome inspirado na homônima cidade suíça, localizada no cantão italiano do país, também uma homenagem às origens do fundador Lauri Casagrande.

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1985

Neste ano, a empresa foi adquirida por Renaldo Schwingel. A administração de Ronaldo, como era conhecido, resultou em um rápido crescimento do negócio e, em cinco anos, em 1990, a quantidade anterior de três funcionários chega a doze colaboradores para suprir a demanda do mercado, passando a produção de chocolate de 500 kg para 2 toneladas/mês.

1992

Por toda a sua história, a Lugano foi responsável por algumas decisões que mudaram a fabricação de chocolate na região sempre buscando inovar em suas receitas exclusivas. Na transferência para sua atual fábrica, em 1992, foi a primeira a utilizar um revolucionário computador. Ainda, a empresa se destacava com a venda de duas caixas com oito barrinhas cada para as redes hoteleiras de Gramado e Porto Alegre. O formato também era adquirido por companhias aéreas, como a Varig e, posteriormente, a TAM.

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1994

Incorpora um importante diferencial, sendo a primeira fábrica de chocolate a produzir “figuras” – produtos que reproduzem um formato específico, por exemplo, o Kikito. A inspiração veio de uma viagem de negócios à França e Bélgica, pelo SEBRAE, e, então, a aquisição de formas nos mais diversos desenhos.

1999

Nesse ano, inova no conceito de loja e inicia a prática do self service. A novidade passa a representar um incremento de 40% nas vendas.

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2001

No novo milênio, a Lugano realiza um elevado investimento na aquisição da sua primeira máquina de fazer chocolate. O diferencial, também inédito na região, foi a capacidade de produzir o próprio chocolate. A intenção foi de aprimorar receitas e passar a ter controle total na produção. Nos derivados de cacau, por exemplo, as marcas industrializadas utilizam 25 a 27%, mais açúcar e leite em pó, entre outras compensações. Com a máquina própria, a Lugano passou a utilizar 36%, quantidade similar a dos fabricantes europeus. Foi um salto de qualidade marcante na história da Lugano e do chocolate de Gramado.

2002

Na sequência, o grupo inaugura a loja da fábrica com decoração diferenciada e lúdica, além de amplo estacionamento para atender grupos. O estabelecimento é a primeira loja temática de chocolate do Brasil. Nesse mesmo ano, também surgiu o simpático mascote Luguito. Sua história conta que ele se perdeu no bosque e foi encontrado pela família Lugano. Assim, foi acolhido com muito chocolate e, em forma de agradecimento, se dispôs a sempre recepcionar nossos visitantes.

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2007

Esse ano marca inauguração da loja do condomínio Gramado Boulevard, a terceira em Gramado. Infelizmente, o ano registrou também o falecimento de Renaldo Schwingel, aos 83 anos. No entanto, seu legado ficou marcado na história da marca construída, além do amor e da dedicação pela fabricação de chocolates, sentimentos comprovados pelo seu trabalho no setor de embalagens – seu preferido – até a última semana antes da sua morte.

2008

Nesse ano, acontece a fundação da Rasen Bier. A legítima Cerveja de Gramado integra o grupo de parceiros do Chocolate Lugano. A Rasen Bier tem capacidade instalada de 150.000 litros/mês e conta com cervejaria própria na cidade.

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2013

O movimentado ano de 2013 marcou a inauguração de mais duas lojas em Gramado, uma delas no parque Snowland, e a incorporação dos Licores Aurich ao grupo de parceiros. Vale destacar ainda a inauguração do espaço Le Chef Gourmet, dentro da loja do Gramado Boulevard, onde o visitante pode “inventar” o seu próprio chocolate. Ainda nesse ano, a Lugano estabelece um projeto para expansão da marca e planeja a venda de franquias para a abertura de lojas em todo o Brasil.

2014

A Lugano iniciou o licenciamento da marca para lojas de todo o Brasil, intensificando sua estratégia de expansão.

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2015

É inaugurado o Mundo de Chocolate, o primeiro e único parque de chocolate das Américas. São mais de 200 peças esculpidas em chocolate maciço, distribuídas ao longo de um complexo de 3 mil metros quadrados. Destaque para a Torre Eiffel com 4,22 metros de altura, a mais alta do parque. O local conta também com uma mini fábrica do chocolate Lugano e cafeteria.

2016

A empresa chega aos 40 anos com uma linha de 300 produtos, cerca de 500 itens para venda, 170 funcionários e capacidade para produção de 35 toneladas por mês.

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2018

Inicia-se o processo de venda de franquias, com a abertura da primeira loja em Balneário Camboriú/SC. Aqui inauguramos a primeira loja em São Paulo na rede de supermercados Pão de Açúcar. Outro acontecimento importante foi a modernização do Luguito, buscando um padrão de interação mais atual.

2019

Atualmente, contamos com 33 lojas entre franqueados, licenciados e estabelecimentos próprios em seis estados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Neste ano, além da coroação da cidade de Gramado como a Capital Nacional do Chocolate Artesanal, tivemos a reformulação da nossa identidade visual, bem como a remodelação da fachada da nossa primeira loja. Já, nossos números de produção chegam a 30 toneladas de chocolate por mês.

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